Geral


AgroWIN

Plano de diversificação econômica para fortalecimento do Agronegócio

 

Plano Agrowin – União de esforços para consolidar o agronegócio como uma alternativa para a diversificação econômica em Itabira.

O Plano Agrowin foi implantado como parte das ações do Programa WIN - Caminhos para a Diversificação Econômica. A iniciativa partiu após discussões e sugestões expostas no primeiro seminário, realizado em março de 2017, com agentes ligados ao agronegócio. Com o apoio de entidades parceiras, o Agrowin surgiu como uma alternativa viável para a diversificação econômica em Itabira, tema tão discutido na atualidade. Foram identificadas 14 propostas consolidadas e aprovadas pelos participantes. As ações propostas irão definir o cenário do setor pelos próximos 15 anos.

Participam do Agrowin as seguintes entidades: Associação comercial, industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – (EMATER-MG), Sindicato Rural de Itabira, Prefeitura Municipal de Itabira representada pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo e Secretária de Saúde (Vigilância Sanitária) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabira (CMDRS).

Desde a implantação já foram consolidados vários projetos como: desenvolvimento da cadeia produtiva de banana, regularização das agroindústrias de produtos de origem animal e vegetal e a criação da Central de Compras de insumos agropecuários.

A Central de Compras de insumos agropecuários, instalada em Itabira em setembro de 2018, foi a primeira ação do Agrowin. Em 2019 as compras coletivas realizadas pela Central tiveram um crescimento significativo. Além de calcário, os produtores rurais da região também compraram adubo de plantio, adubo de cobertura e mudas frutíferas. Com a Central de Compras foi possível diminuir o custo e atender a demanda pelo produto.

A cadeia produtiva da banana conta com a participação de 21 produtores itabiranos. São oferecidos para o grupo cursos na área de produção, colheita e pós-colheita de banana. Os treinamentos são disponibilizados por meio do Sindicato Rural de Itabira e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).  A capacitação visa oferecer um produto de alta qualidade para atender as exigências do mercado. O trabalho já demonstrou efeito positivo com a venda de bananas para sacolões da cidade.

A regularização das agroindústrias de origem animal e vegetal está mostrantod resultado favorável.  Os produtores de banana chips, por exemplo, são acompanhados por técnicos da EMATER e da Vigilância Sanitária que orientam quanto a estrutura da produção, boas práticas de fabricação, embalagem, transporte, rotulagem e comercialização.  As agroindústrias de posse do alvará sanitário têm muitos benefícios como a comercialização em todo território nacional, além de agregarem valor à banana produzida na região.

            

 

Algumas propostas, definidas no Plano Agrowin, ainda serão implantadas:

 

- Eventos/Espaços para compra e venda de máquinas

- Banco de oportunidades de trabalho e capacitação

- Programa de rádio/jornal/calendário de eventos

- Fórum para melhorar o acesso ao crédito rural

- Plano de segurança rural

- Aumentar assistência técnica pública e divulgar a particular

- Programa educacional para sucessão rural

 

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Encontro das Associações Comerciais do Médio Piracicaba aconteceu em Itabira
Card image cap
Sua Empresa já está na era digital?
Card image cap
Itabira migra para a Onda Amarela do programa Minas Consciente

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por