Notícias


Bananas produzidas em Itabira ganham selo para identificação e são vendidas em sacolões da cidade

28/08/2020 às 15:03:59 - Produtores são integrantes do Plano Agrowin

A venda de bananas caturras cultivadas por produtores de Itabira, participantes do Plano Agrowim, estão conquistando espaço nas bancas de sacolões da Cidade. Na tarde desta quinta-feira, 27 de agosto, três estabelecimentos de Itabira receberam o produto para venda direta ao consumidor. No Sacolão Amazonas do Centro e do bairro Amazonas e o Lino Hortifruti, no bairro Pará, a fruta já pode ser encontrada.

Os representantes do Agrowin estiveram nos estabelecimentos para acompanhar a entrega e também fazer a distribuição de selos e banners para identificação do produto. O consumidor que quiser experimentar a banana produzida em Itabira tem como identificar por meio do selo, que garante a qualidade e o banner afixado no local também marca o produto.

O proprietário do Sacolão Amazonas Edmar Figueiredo foi o primeiro comerciante da cidade a experimentar o produto para venda em seu estabelecimento. “Começamos a trabalhar com ele, é um produto que está respondendo bem. Só de ser produção loca,l aqui a gente vai dar preferência mesmo, o produto é muito bom”, afirma Edmar.

O Sacolão do Centro, que é do mesmo grupo, também recebeu a fruta e aposta nas vendas: “Excelente o produto, vai chegar até o consumidor um produto de excelente qualidade. É uma forma de valorizar nossa região”, destaca Gilson, responsável pela administração da loja.

No Lino Hortifruti, o cliente Sr. Luiz Antônio Castro elogiou a iniciativa e disse que sempre dá preferência à produtos da região. “Esta banana que vem de Ipoema tem uma qualidade muito boa e atende o desejo natural do consumidor, porque ela tem o tamanho adequado e um sabor muito bom. É um produto que recomendo, principalmente por ser da região”, disse o cliente.

O proprietário do hortifruti, Lino Márcio Machado Cruz aposta na iniciativa e garante que o produto atende às exigências dos consumidores. “É um apoio importante para que nossa região possa se desenvolver. É importante que o comércio local apoie os produtores, nada mais justo que a gente dar este apoio, desde que o produto atenda a qualidade exigida por nossos clientes, que sempre procuram produtos da região”, comenta Lino.

 

As vendas de bananas para sacolões em Itabira já atingem cerca de 700 kg da fruta por semana o que chega a duas toneladas e meia de banana caturra por mês. Os fornecedores são quatro produtores da região do Macuco, zona rural de Itabira, todos integrantes do Plano Agrowin.

Durante a entrega desta semana o coordenador dos produtores rurais da região Alamir Zeferino acompanhou a equipe e agradeceu a parceria com os comerciantes, o que está favorecendo e incentivando os produtores de Itabira. “Eu tenho que agradecer os comerciantes por estarem introduzindo o nosso produto no mercado, dando valor a “prata da casa”. As vendas estão dando sequência ao Agrowin, que está nos favorecendo com toda a programação pra gente manter um produto com qualidade e atender o nosso mercado”, destaca Alamir.

  

A venda da fruta para o comércio local encerra o ciclo da cadeia produtiva de banana, que conta com o auxílio do Plano Agrowin. Por meio do plano os produtores recebem apoio das entidades desde o plantio até a comercialização.

O Plano Agrowin, implantado em 2017 é formado por entidades parceiras como a Associação comercial, industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – (EMATER-MG), Sindicato Rural de Itabira, Prefeitura Municipal de Itabira representada pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo e Secretária de Saúde (Vigilância Sanitária) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabira (CMDRS).

 

 

 

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Live com tema: “Como aumentar suas vendas utilizando ferramentas digitais” marca o lançamento do Catálogo Digital da Acita
Card image cap
Agrowin desenvolve projeto de facilitação de crédito para produtores rurais
Card image cap
Reunião extraordinária na Acita conta com a presença do pré-candidato à Prefeitura Marco Antônio Lage

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por