Notícias


Produtores de banana, participantes do Agrowin, iniciam vendas no comércio de Itabira

29/04/2020 às 14:16:46 - A primeira venda está com boa aceitação no mercado

 

   

 

O trabalho do Plano Agrowin para a cadeia produtiva de bananas já está rendendo frutos. Dois anos após o lançamento do projeto de desenvolvimento da produção de bananas na região foi realizada a primeira venda de banana caturra climatizada para o comércio de Itabira.

Ainda em fase experimental, a venda foi viabilizada por meio do Sacolão Amazonas, após reunião entre representantes do Plano Agrowin e um dos proprietários do estabelecimento, Edmar Figueiredo.

 

 

O Sacolão Amazonas é o pioneiro na compra da produção originada das lavouras de participantes do Agrowin. O estabelecimento abriu as portas para a venda das bananas cultivadas pelos produtores da região. De acordo com o proprietário Edmar “as bananas estão muito boas e do jeito certo de trabalhar. Para as próximas entregas já pedi para dobrar a quantidade de caixas”.

Os representantes do Plano Agrowin acreditam, que após esta primeira venda e aceitação dos clientes, outros comerciantes locais também irão adquirir as bananas. A intenção é atender grande parte do comércio local e beneficiar todos os produtores participantes.

O grupo de participantes do Plano Agrowin é formado por 21 produtores itabiranos, que recentemente passaram por cursos na área de produção, colheita e pós colheita de banana, para oferecerem um produto de alta qualidade e que atenda às exigências do mercado.

Para garantir a qualidade do produto, as bananas são amadurecidas na câmara de climatização do Macuco, na região de Ipoema.  Cabe agora aos consumidores itabiranos darem preferência às bananas produzidas em Itabira. Por enquanto, as bananas podem ser encontradas nas duas lojas do Sacolão Amazonas e em breve, também estará disponível em outros comércios parceiros do Programa. Está em fase de implantação um selo para identificar as bananas produzidas na região. O Selo Agrowin vai garantir a segurança de comprar um produto local e de qualidade.

 

O que é o Plano Agrowin?

O Plano Agrowin foi implantado em 2017 por entidades parceiras com o objetivo de tornar o agronegócio uma forma de diversificação econômica em Itabira. Desde a implantação já foram criados vários projetos como: desenvolvimento da cadeia produtiva de banana, regularização das agroindústrias de produtos de origem animal e vegetal e a criação da Central de Compras de insumos agropecuários.

Participam do Agrowin as seguintes entidades: Associação comercial, industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – (EMATER-MG), Sindicato Rural de Itabira, Prefeitura Municipal de Itabira representada pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo e Secretária de Saúde (Vigilância Sanitária) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabira (CMDRS).

 

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Agrowin mobiliza agricultores para a campanha de análise de solo
Card image cap
Palestra online com 'guru dos negócios' marca lançamento de nova campanha da Federaminas
Card image cap
Live de Lançamento - Abrace a força de Minas

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por