Notícias


Plano AgroWIN – Central de Compras incrementa Compras Coletivas em Itabira

04/11/2019 às 16:32:18 - A segunda Compra Coletiva de mudas frutíferas já está aberta

A Central de Compras de insumos agropecuários, instalada em Itabira em setembro de 2018, foi a primeira ação do Agrowin, Programa WIN – Caminhos para a Diversificação Econômica, uma iniciativa da Acita – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira e parceiros como: Sindicato Rural, Emater, Prefeitura Municipal de Itabira, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e Vigilância Sanitária. Em 2019 as compras coletivas realizadas pela Central tiveram um crescimento significativo. Além de calcário, os produtores rurais da região também compraram adubo de plantio, adubo de cobertura e mudas frutíferas.

Foram realizadas duas compras de calcário agrícola ensacado, direto da fábrica em Arcos-MG, com 28 toneladas, atendendo 15 produtores, representando um crescimento de 100% nas compras. O calcário é um produto de grande importância para o plantio, a oferta do produto é escassa e com preço alto, o que dificultava a compra pelos produtores. Com a Central de Compras foi possível diminuir o custo e atender a demanda pelo produto.

   

O avanço das compras coletivas atingiu produtos muito procurados pela comunidade rural, caso dos adubos e mudas frutíferas, ambos pouco ofertados e com alto custo no mercado. 12 produtores adquiriram mais de 6 toneladas de adubos, direto da fábrica em Manhuaçu, incluindo algumas formulações não encontradas na região, como o adubo de cobertura para cultura de banana.

Já a compra de mudas frutíferas, fornecidas por viveiristas da cidade de Dona Euzébia, atendeu 72 sitiantes e produtores rurais, com 20 espécies diferentes de frutas. O total da compra de mudas foi de aproximadamente 1500 mudas.

As compras coletivas proporcionaram movimentação financeira de cerca de R$ 32 mil, beneficiaram quase 100 produtores rurais e possibilitaram economia de até 40% nos investimentos. A operacionalização da Central de Compras é feita pelo Sindicato Rural de Itabira, com apoio do Escritório da EMATER-MG, da Secretaria Municipal de Agricultura e da Prefeitura Municipal de Itabira.

Para atender a demanda de produtores da região a Central de Compras abriu uma nova compra coletiva de mudas frutíferas. Durante o mês de novembro os interessados poderão entrar em contato com o Sindicato Rural: (031) -3831-1380.

 

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Primeiro Talk Show com Mulheres Empreendedoras lota auditório da Acita
Card image cap
BDMG Fungetur
Card image cap
1º Talk Show com Empreendedoras

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por