Notícias


Palestra motivacional com representantes do Pérola de Minas alerta sobre prevenção ao câncer de mama

31/10/2019 às 15:03:01 - A palestra encerrou com chave de ouro a Campanha Outubro Rosa

Maria Luiza de oliveira e Ana Carollina Calabro em palestra na Acita

Maria Luíza de Oliveira e Ana Carolina Calabro Queiroga, representantes do Grupo Pérolas de Minas, emocionaram o público que participou da palestra “Se cuidar para prevenir o câncer de mama”. O evento aconteceu na Acita – Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, nesta quarta-feira (30) e encerrou a Campanha Outubro Rosa, promovida em parceria com a Acita Mulher, Unimed Itabira e Secretaria Municipal de Saúde.

 

Rosana Linhares - Secretária Municipal de Saúde                                                                                                                                                                                                                Vanilda Madeira - Vice-presidente Acita Mulher      

 

Na oportunidade a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Linhares falou sobre a importância da campanha, que faz um alerta para a doença que tem um alto índice de mortalidade. Rosana também disse que o município hoje está preparado para atender aos pacientes, tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer. Segundo ela o paciente hoje tem a possibilidade de fazer o tratamento em Itabira. A cidade conta com o Centro Oncológico Itabira (COI), um local para acolhimento com assistência e qualidade, atendendo pacientes oncológicos de Itabira e região, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a palestra vários momentos emocionantes, com histórias motivadoras. Ana Carolina contou a sua trajetória na luta contra a doença que em 2019 já afetou cerca de 60 mil mulheres no país. A advogada descobriu o câncer de mama em 2017, quando estava no auge da carreira, cheia de planos para constituir família e viu os sonhos desmoronarem. Após a noticia dolorosa, passou pelo tratamento difícil, mas  com a ajuda da família ela conseguiu se curar da doença.

Maria Luíza contou que teve câncer de mama aos 27 anos, um tipo mais agressivo da doença e que o médico fez um diagnóstico bem pessimista. Fez todo o tratamento necessário e com muita fé e apoio dos familiares, conseguiu superar as fases mais complexas, como a perda dos cabelos. “O cabelo é a moldura do rosto, é muito difícil para nós mulheres perdermos o cabelo”, disse durante a palestra.

Após a cura do câncer de mama, Maria Luiza passou por outras “provações”. Ela teve mais três tipos diferentes de câncer, no intestino, no esôfago e por último linfoma não Hodgkin. De acordo com Maria Luiza os tratamentos foram muito complicados, agressivos. Ela chegou a ficar sem andar, mas com muita fé e sempre com a família apoiando, conseguiu superar a doença.

As duas palestrantes fazem parte do Grupo Pérolas de Minas. O grupo fundado em Belo Horizonte em 2015 com o objetivo de mobilizar ações de apoio às mulheres em tratamento do câncer de mama. São ações simples, que amparam as mulheres neste momento de fragilidade e insegurança. O incentivo vem das histórias de superação. “Nós vencemos, você também vai vencer”, com esta frase Maria Luíza transmite segurança e força para quem ainda está em tratamento.

 “A minha cura veio através do amor, daí a importância do nosso trabalho voluntário, porque se você ajuda você recebe em troca. Eu tenho muita gratidão pelo grupo” relatou Ana Carolina, que recebeu apoio do Pérolas de Minas e hoje trabalha como voluntária.

As voluntárias realizam visitas em residências e hospitais, fazem acompanhamento em consultas e sessões de quimioterapia, distribuem kits de lenços e pulseira solidária e fazem palestras motivacionais por todo o estado, para alertar da conscientização e prevenção ao câncer de mama, além de contar as suas histórias de superação.

 

Campanha Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa desenvolvida pela Acita Mulher, Unimed BH e Secretaria Municipal de Saúde, contou com várias ações durante o mês destinado à conscientização e prevenção do câncer de mama.

No dia 19 foi realizada uma caminhada, que contou com a participação de mais de 200 pessoas. Com muito entusiasmo os participantes saíram da concentração, na Feira dos Produtores Rurais, passaram pela Avenida João Pinheiro com sentido a Praça Acrísio Alvarenga, onde aconteceram diversas atividades.

As principais rádios de Itabira, como a Pontal FM, Nova 93 e Itabira AM, disponibilizaram espaço em suas grades de programação para entrevistas com médicos especialistas, indicados pela Unimed Itabira, para informar e esclarecer a população, quanto a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

  

Palestra na escola Antônio Linhares Guerra

 

Palestra Escola Palmira Morais

 

No dia 22 a Ginecologista, Ana Luiza, palestrou na Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, para estudantes do 2º ano do ensino médio. Foi um momento de aprendizado e os participantes puderam tirar dúvidas com a profissional de saúde. E no dia 31 os alunos da Escola Estadual Palmira Morais receberam profissionais de saúde para mais informações sobre a doença.

 

Associe-se agora mesmo

Clique aqui e faça agora mesmo o pré-cadastro da sua empresa e contribua para o desenvolvimento social e econômico de Itabira.

Últimas notícias


Card image cap
Primeiro Talk Show com Mulheres Empreendedoras lota auditório da Acita
Card image cap
BDMG Fungetur
Card image cap
1º Talk Show com Empreendedoras

Contato


Seg. a Sexta de 6h às 18h

E-mail

acita@acitaitabira.com.br

Telefone

(31) 3831-2025

Todos os direitos reservados. ACITA 2019. Desenvolvido por